quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Libras como primeira língua dos deficientes auditivos

Fonte : Rede SACI
Data : 20/05/2003

Com o aprendizado de Libras, o desenvolvimento cognitivo dos surdos seria equivalente ao dos ouvintes
Comentário SACI: A «b=Rede SACI» abre espaço para a exposição de idéias e posturas. Quanto às modalidades de comunicação para pessoas com deficiência auditiva, existe a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o Oralismo, além daqueles que defendem o Bilingüismo (Libras e Oralismo) e a Comunicação Total, isto é, a adoção da modalidade que mais se adequar a necessidade de cada pessoa.

Myrna Salerno*

Primeiro eu quero esclarecer melhor a definição da filosofia educacional para o surdo, o Bilingüismo. Existem dois tipos: o social e o individual.

O social diz respeito à necessidade de os surdos aprenderem a língua do país onde vivem. Exemplo: A pessoa ouvinte que mora nos EUA e fala inglês porque é a língua do país. O Surdo que vive no Brasil e fala o português porque é a língua do país. Certo? Devido às famílias ouvintes 95% são filhos de pais ouvintes e 5% são filhos de pais Surdos.

O individual está relacionado ao livre arbítrio para aprender qualquer língua. Exemplo: A pessoa ouvinte deseja aprender a língua francesa, japonesa. A Libras também não é obrigatória. O Surdo pode aprender a língua portuguesa se quiser, não é obrigatório.

Quanto ao aprendizado da primeira língua e da segunda pelos surdos, as pessoas confundem muito porque acham que os surdos deveriam aprender primeiro a língua do país, ou seja, a língua portuguesa, isso que está acontecendo até hoje. No Brasil, a primeira língua para os Surdos é a Língua Brasileira de Sinais - Libras e a segunda é o português, ou seja, o Bilingüismo.

Há especialistas e oralizados que defendem o contrário, isto é, que a primeira língua seja o português e a segunda a LIBRAS. Vários surdos foram treinados para falar o português desde pequenos e devido à proibição do uso da Libras não aprenderam. Assim, os surdos dominam parcialmente o português, isto é, falam com muita dificuldade, são dificilmente compreendidos pelos ouvintes e escrevem como se fossem "estrangeiros".

Perguntaria se os surdos possuem uma língua materna? A resposta seria não, portanto, os surdos aprenderam com família e escolas de outra filosofias educacionais tais como, o Oralismo e a Comunicação Total, que ensinavam aos surdos a se oralizarem, a aprenderem a língua portuguesa, ou seja, a língua materna social (da sociedade).

Essa tarefa não é fácil e às vezes é muito lenta. A ciança surda deveria ser colocada diariamente em contato com um adulto surdo fluente em Libras. Eu acredito que é a língua materna em lingüística, pois as crianças surdas, filhas de pais surdos têm um melhor desempenho acadêmico e psicológico do que as crianças surdas filhas de pais ouvintes, por isso, devemos entender que as crianças surdas filhas de pais ouvintes deverão ter sempre contato com os adultos surdos, aprendendo sobre as experiências de vida de um adulto, adquirindo a linguagem espontânea.

"Para atingir uma boa educação para as crianças surdas, os pais ouvintes precisarão de muita ajuda de um adulto surdo. Aprendendo sobre experiência de vida de um adulto, esses pais podem desenvolver uma imagem positiva de si próprios que refletirá no futuro de seus filhos."( Jim Kylle, 1994).

Os adultos surdos representam as regras e os modelos lingüísticos da Língua de Sinais, uma língua natural e própria dos surdos. Eles funcionam como os falantes da língua materna em Lingüística, dividindo com a criança os seus métodos de comunicação e suas identidades culturais.

A criança surda iria aprendendo o português gradativamente, sendo que a partir dos três anos seria dada grande ênfase à escrita. Mas devemos lembrar que o canal natural para o ensino / aprendizagem do surdo é o visual.

Acredito que o bom desempenho em Libras não irá facilitar a pronúncia das palavras e orações da língua portuguesa, mas o seu desenvolvimento cognitivo é equivalente ao do ouvinte.

Todas as disciplinas (história, geografia, etc..) devem ser ensinadas em Libras, sendo esta a língua materna dos surdos. O professor surdo ensinará muito mais conteúdo de cada uma das disciplinas do que se tentasse ministrar suas aulas em português. Para isso, é necessário que o professor seja fluente em Libras.


Conclusão

Como no Brasil a formação acadêmica dos surdos não é o forte, há surdos que são formados nas faculdades, mas não são concursados nas universidades, ou seja, não têm ainda a formação de Mestre ou Doutor. São poucos... a falta de professores fluentes em Libras em todas as disciplinas nas faculdades e também a falta de intérpretes, da sua formação nas universidades, etc. Isso impede os surdos de continuarem os seus estudos e de ensinarem no futuro.

A política do Brasil é muito complexa, pois a educação no país e encaminhada por meio do Ministério da Educação e da Cultura, que repassa para as universidades e depois para as escolas federais, estaduais e municipais. Somente os professores acadêmicos formados com mestrado e ou doutorado poderão ser aceitos. Sem formação, eles não aceitam.

Nós surdos estamos sempre com os professores lingüistas, principalmente os que defendem o Bilingüismo e a Identidade Surda. Por isso, devemos agradecer aquelas pessoas, ou seja, a professora Lucinda Ferreira Brito, que foi a pioneira e defendia o Bilingüismo aqui no Brasil, na época das filosofias educacionais nas escolas de Oralismo e Comunicação Total. Depois a Tanya Amara Felipe e os demais professores e educadores.

Nós precisamos continuar lutando e pesquisando a Libras através de filmagens, com os materiais didáticos já estruturados. A pesquisa do grupo dos Surdos no Rio de Janeiro e outros estados foram ampliando e tendo muitos instrutores e multiplicadores no Brasil, com os materiais didáticos prontos para o país. (Libras em contexto, CDs, fitas de vídeo, etc...).


Myrna Salerno é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e também participa do Grupo de Pesquisa e Cultura Surda da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis. O e-mail para contato é myro4@yahoo.com.br.

Um comentário:

  1. Um esclarecimento : o texto acima foi publicado na íntegra, com a opinião e termos do autor. Particularmente não uso deficiente auditivo. Letania

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