domingo, 23 de setembro de 2012

Gestão Democrática e Meritocracia : o Ser e o Ter

A educação no Brasil é ainda recente, e com ela, sua cultura escolar e o que dizer da gestão democrática . Assim, entende-se porque a sociedade atual debate se o que faz mais diferença é o pertencimento ou a meritocracia. A qualidade ou o prêmio. O ser ou o ter. Concepções que norteiam inclusive a percepção de homem e de sociedade. Em Curitiba, o ano de 2012 marcou uma discussão que ficará como exemplo para todas as categorias do município e também para outras redes de magistério : não queremos prêmio, queremos valor. Não somos profissionais de prêmios, somos profissionais de valor, portanto, merecemos salário, nem que este, proporcionalmente, signifique menos. Fomos para as ruas e o PQP, perdão assim foi como ele ficou apelidado por nós, o P*&¨Que P¨%#%, na verdade era o PPQ , programa por qualidade ou algo que o valha, consistia numa remuneração variável com critérios da mantenedora, (sem qualquer participação da classe ) que seriam conferidos esporadicamente por uma equipe formada pela direção, conselho , pais e núcleo. Democrático ? Tanto quanto dizer que estávamos representados ali por outros membros da classe. E tão democrático quanto está a discussão focada no que é obrigado a fazer para garantir que seja entendido como democrático e o que de fato é. A tomada de decisão precisa ser de todos os envolvidos, sob pena de inclusive não ser cumprida, ou se cumprida, de forma conflitante com o real, gerando todo tipo de reação, seja inércia, apatia ou reação oculta.Foi decidido, será feito, mas não dará certo, pois não terá a participação efetiva de por quem foi decidido. E na educação, isso reverte e amplia-se diretamente no comportamento dos alunos. afinal, à luz de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce : “Democracia é um estado de participação”. Se os indivíduos são ativos na decisão, eles a transformam em realidade.Se a decisão não for deles, o resultado será o fracasso, mesmo que em outros momentos tenha dado certo, a mesma situação, mas sob outra prática. Mas o fato é , a educação é recente e a democracia também. Somos ainda filhos da ditadura e a dita ordem e o progesso ainda regem as práticas, mesmo que a Constituição Brasileira esteja nos clamando desde 1988 para uma efetiva participação. Mas é importante resistir, nem que seja invocando a Lei maior do magistério, a 9.394(1996 ) e insistir que democracia se faz com participação, afinal, foi para isso que foram criados os PPs, Regimentos e Conselhos, para que houvesse de fato, o pertencer nas escolas, que nada mais é do que o indivíduo enquanto protagonista de suas ações. Que o ser prevaleça, que a democracia seja praticada e que a escola se construa diariamente como sendo um espaço de saberes e participação .

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