sábado, 15 de setembro de 2012

Lição de casa

São poucos os relatos de pais que ainda tem o hábito de solicitar ao filho que faça um momento de estudo. As próprias crianças, em suas falas, denunciam que ao chegar em casa, tomam banho, jantam e iniciam uma maratona de novelas e programas de televisão que se encerram apenas por volta das 23 horas . E assim fica, mais uma vez para a escola, o sucesso do aluno em apenas 4 horas de aula, aliás, uma das menores cargas horárias no mundo. Particularmente acredito que com o rol de conteúdos com que o professora¹ se depara para dar conta em apenas 200 dias letivos e as inúmeras dificuldades que encontra diariamente em sua sala de aula ( crianças com necessidades educativas especiais, trantornos e déficits, etc), isso sem mecionar nas condições sociais (desestrutura familiar, negligência, drogadição na família,etc), é inviável solicitar que envie atividades como antigamente se entendia a lição de casa (preparatória, sistematizadora e de aprofundamento), não há tempo, em apenas 4 horas (tempo médio das permanências /hora atividade em prática hoje nas redes públicas), para a correção do que seria, além das demais avaliaçoes, algo em torno de 200 instrumentos². Mas por outro lado, se não houver um olhar para esse momento de estudo, nem o aluno cria o hábito do estudar e muito menos há o encontro indivudual desta criança/adolescente com o aprender a aprender, onde ele de fato é o protagonista desta ação. Por isso, particularmente em minha prática enquanto pedagoga, solicito sim às minhas professoras que enviem diariamente uma lição, mas antes, dialogamos sobre o que é este tema de casa e qual, em nossa concepção é nosso objetivo, diante também de nossas particularidades e dificuldades. Assim, sugiro que sejam preparatórias e/ou de aprofundamento, exemplos : - integração do saber com as práticas e vivências (solicitar aos alunos pesquisas prévias sobre o assunto ou que aprofundem com relação aos seus familiares informações e práticas individuais para, registradas, façam a apresentação -que pode ser diária de uma pequena amostra da turma, via sorteio ou paralelamente inscrição dos próprios estudantes); - busquem o acesso e a pesquisa à informação ( que determinado tema tenha como destino a investigação na imprensa do rádio, da tv , do jornal ou do computador para dialogar com diferentes fontes); - que o aluno faça via esquema , redação, poesia, poema, música, maquete, desenho, gráfico, uma relação com um conteúdo já estudado. Enfim, há a necessidade de mais do que inculcarmos o hábito do estudo, mas o de ensinarmos como aprender, e essa também é uma das tarefas da lição de casa, pelo menos pra mim. ¹ - utilizo professora pois conforme dados, no ensino fundamental, representam 94% do corpo docente, sinto-me assim mais a vontade na questão em caracterizar com mais propriedade o gênero que a domina a categoria na prática. ²- tomando por base que uma semana tem 4 dias úteis de trabalho na regência , numa turma com 35 alunos com 4 liçoes de casa e mais duas avalições processuais semanais. Buenas, fica aqui também uma dica de leitura, http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml

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