sábado, 28 de agosto de 2010

A Importância da Intervenção Precoce na Surdez




A intervenção precoce na surdez permite que a comunicação efetiva seja estabelecida o mais rápido possível, na modalidade de preferência desta criança, garantindo-lhe uma melhor integração familiar e social. A aquisição de uma base lingüística como a LIBRAS para o surdo favorece a aprendizagem de uma segunda língua, neste caso, o Português oral ou escrito.



A partir de que idade devo procurar a escola para participar do programa?

A intervenção precoce na criança surda está relacionada às possibilidades crescentes do diagnóstico precoce, através de exames de triagens e legislação favorável para que isto ocorra. De qualquer forma, a escola está preparada para receber estas crianças desde o momento do diagnóstico, em qualquer idade. Os pais serão orientados quanto aos aspectos fisiológicos e biopsicossociais da surdez, bem como ao acesso à educação, o que inicia com o contato com a língua que deve ser adquirida pela criança.



Como as crianças e seus pais serão estimuladas pelo programa da escola?

Estas crianças serão estimuladas ao uso de próteses auditivas, além de receberem estímulos para o desenvolvimento da linguagem oral e em sinais. Deve ficar claro que a modalidade escolhida depende das características da própria criança e da família, pois ambos os estímulos são oferecidos. Os pais devem estar cientes de que deverão acompanhar seus filhos na aprendizagem da língua de sinais, se esta foi a modalidade naturalmente elegida pelo surdo. O que não significa que não possa ser estimulado para a língua oral, estar adaptado com próteses auditivas ou implante coclear. Busca-se, através da família, ao trazer o filho para o programa de estimulação, criar vínculos sólidos entre esta e a escola e esta e seu próprio filho, pois a família é quem conduz a criança para a socialização. Além disso, os aspectos emocionais da família são avaliados e organizados, a escola oferece aos pais a participação no Grupo de Pais – momento em que experiências são compartilhadas, bem como sentimentos e atitudes. Nesses encontros, as crianças têm contato com a futura professora, aprendem as rotinas do lanche, da fila, do banheiro, além de iniciar a separação da mãe gradativamente. Durante o programa, os pais propiciarão à criança surda oportunidades de aprendizagens comunicativas e interacionais, auxiliados por profissionais que buscam otimizar o potencial da criança através dela própria e da família.



Como funcionam os cursos de LIBRAS para pais?

Os cursos de LIBRAS para iniciantes são oferecidos de forma gratuita para os pais, bem como os programas de Estimulação Precoce e Grupo de Pais. O curso de LIBRAS é importante porque os pais devem iniciar o processo lingüístico com seus filhos antes mesmo de ingressarem em sala de aula, ou seja, já deve haver uma integração com a rotina escolar e familiarização com a língua.



Com que freqüência a família deve vir a escola durante o programa?

No programa de estimulação precoce, semanalmente as famílias vêm à escola, em alguns momentos as crianças entram em sala de aula e participam de atividades de rotina, mesmo sem estarem efetivamente matriculadas. Em outros momentos serão estimuladas pela fonoaudióloga, pela psicóloga e pela educadora de surdos, ou então participam das festividades da escola ou simplesmente brincam na pracinha com as crianças do Jardim A e B. A idéia é que, durante esses encontros, a escola conheça a família e lhe propicie conhecimentos sobre surdez, mas que também a família conheça a escola e possa fazer sua escolha com base nas vivências em ambiente de educação de surdos.


Fonte : http://programaacordar.ulbra.br/escolas/especial3/index.php?option=com_content&task=view&id=39&Itemid=52

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