terça-feira, 31 de agosto de 2010

INSCRIÇÃO ABERTAS PARA MESTRADO NA UFPR





MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
EDITAL
De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em
Educação, faço público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as
inscrições para o Mestrado Acadêmico em Educação, no período de 31/08/2010 a 30/09/2010,
das 9:30 às 17:30, na Secretaria do Programa, à Rua General Carneiro, 460, Edifício D. Pedro I, sala
107, Curitiba-Pr, CEP 80.060-150. Serão aceitas inscrições por correspondência registrada, desde
que a data de postagem obedeça ao período de inscrição.
NORMAS DO PROCESSO SELETIVO 2010/2011
MESTRADO ACADÊMICO
1) DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO
 Ficha de inscrição devidamente preenchida, obtida na Secretaria do Programa de Pós-
Graduação em Educação ou através da página do Programa de Pós-Graduação em Educação
www.ppge.ufpr.br  Inscrições e Processo Seletivo  Ficha de Inscrição
 Cópia do diploma de graduação ou declaração de estar cursando o último período do curso de
graduação; nesse caso, até a data da efetivação da matrícula o aluno aprovado deverá
comprovar a conclusão do curso;
 Histórico escolar de curso de graduação;
 Currículo Lattes/CNPq documentado; não serão aceitos outros modelos de currículo
(http://lattes.cnpq.br/)
 Fotocópia da Carteira de Identidade;
 Fotocópia do CPF;
 Uma foto 3x4 recente;
 Anteprojeto de pesquisa, em três vias impressas, no formato A4, máximo de 10 páginas, corpo
12, espaço duplo. O anteprojeto deve seguir a seguinte estrutura:
- Encadernado em espiral;
- FOLHA DE ROSTO: nome do pesquisador, título do trabalho e ano;
- DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA - trata-se de um texto contendo os seguintes aspectos:
1. Apresentação do objeto da investigação, demonstrando a sua articulação com a linha de
pesquisa escolhida;
2.Argumentação sobre a relevância do estudo para o campo do conhecimento
educacional;
- OBJETIVOS - enunciado sintético que identifica o que se pretende atingir com a pesquisa;
- REVISÃO DE LITERATURA - texto no qual o pesquisador demonstra a sua familiarização
com as idéias, obras e autores do campo temático que circunscreve o objeto de
investigação delimitado em seu projeto;
- REFERÊNCIAS - relação de obras utilizadas de acordo com as normas de referenciação
bibliográfica da ABNT ou UFPR.
2
OBS: NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES QUE NÃO APRESENTEM A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA
PREVISTA NESTE EDITAL
2) CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E DO PROCESSO SELETIVO
 31/08 a 30/09/2010 – Inscrições;
 24/10/2010 – prova escrita, das 09 às 12 horas, à Rua General Carneiro, 460, Prédio D. Pedro I.
O ensalamento será divulgado em edital e na internet na semana que antecede à prova;
 24/11/2010 – Divulgação em edital e na Internet dos resultados da 1ª fase do processo
seletivo.
 De 29/11 a 10/12/2010 – 2ª fase do processo seletivo (entrevistas), nas dependências do
Edifício D. Pedro I, General Carneiro 460. O ensalamento será divulgado em edital e na
internet na semana que antecede à entrevista;
 Até 17/12/2010 – divulgação em edital e na Internet dos resultados finais.
OBS.: Os resultados serão divulgados via Internet (www.ppge.ufpr.br). Não serão informados
resultados por telefone.
3) COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos receberão um comprovante da entrega dos documentos
indicados no item 1. Este comprovante deverá ser apresentado, juntamente com a carteira de
identidade, em todas as fases da seleção. Aqueles que realizarem inscrição pelo correio deverão
retirar o comprovante na Secretaria do Programa no dia da prova escrita.
4) PROCESSO DE SELEÇÃO
1ª Etapa (eliminatória)
 Prova escrita, considerando-se:
1. Compreensão e elaboração dos problemas tratados na bibliografia indicada;
2. Competência textual.
OBS: A PROVA ESCRITA DEVERÁ SER REDIGIDA EM LÍNGUA PORTUGUESA. NÃO SERÃO
CORRIGIDAS PROVAS REDIGIDAS EM OUTROS IDIOMAS.
2ª Etapa (eliminatória e classificatória; somente para os candidatos aprovados na primeira
etapa)
 Análise do anteprojeto, considerando-se:
1. Adequação da investigação à área e à linha de pesquisa;
2. Conhecimento do tema;
3. Objetividade no trato das questões propostas.
 Análise do Curriculum Vitae, considerando-se:
1. Formação acadêmica;
2. Atividades profissionais e de pesquisa;
3. Publicações;
4. Participação em eventos científicos e acadêmicos.
 Entrevista individual que visa obter dados complementares sobre o projeto de pesquisa, a
prova escrita e o currículo.
5) BANCA EXAMINADORA
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A seleção será feita por área temática e/ou linha de pesquisa, conforme o caso, que designará
banca composta por três doutores titulares e dois (2) suplentes, para provimento de vagas
definidas segundo os projetos de pesquisa em andamento e a disponibilidade dos professores
orientadores, observado o limite máximo estabelecido nas Normas Internas do Programa,
incluindo mestrandos e doutorandos. A banca examinadora, de acordo com as suas necessidades,
poderá convocar outros professores do programa para auxiliar no processo seletivo.
6) NÚMERO DE VAGAS POR LINHA DE PESQUISA E BIBLIOGRAFIA DA PROVA ESCRITA
Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
14 vagas
Referências para a prova escrita
CASTORINA, J. A. Piaget e Vigotsky: novos argumentos para uma controvérsia. Cadernos de
Pesquisa, nov. 1998, n.105, p. 160-183. Disponível em:
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/162.pdf . Acesso em 05/07/2010.
CROCHIK, J. L. et al. Atitudes de professores em relação à educação inclusiva. Psicologia: ciência e
profissão, mar. 2009, vol.29, no.1, p.40-59. Disponível em: < http://pepsic.bvspsi.
org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
98932009000100005&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em 05/07/2010.
DINIS, N. F.; BERTUCCI, L. M. (Orgs). Múltiplas Faces do Educar: processos de aprendizagem, educação e
saúde, formação docente. Curitiba: Editora UFPR, 2007.
DINIZ, E.; KOLLER, S. H. O afeto como um processo de desenvolvimento ecológico. In: Dossiê
Cognição, Afetividade e Educação. Educar em Revista. Curitiba: Editora UFPR, n. 36, p. 65-76,
2010.
STOLTZ, T. A informação e a organização da informação no conhecimento social. In: GUIMARÃES,
S. R. K.; STOLTZ, T. (Orgs.). Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo. Curitiba:
Editora UFPR, 2008, pp. 263-278.
TEIXEIRA, Beatriz de Bastos. Ainda cabe a pergunta: psicologia para quê?
In: Psicologia – interfaces com a educação e saúde. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
As temáticas de pesquisa que a Linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
privilegia constam no seguinte endereço: http://www.ppge.ufpr.br/cadh.htm
Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino
13 Vagas
Referências para a prova escrita
(Acesso ao material de referência bibliográfica: Pasta 303, fotocopiadora do segundo andar do Ed.
Dom Pedro I, Reitoria da UFPR).
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura : as bases sociais e epistemológicas do conhecimento
escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, RS : Artes Médicas, 1993 (Pasta 303, xerox do
segundo andar do Ed. Dom Pedro I)
4
LOPES, Alice R.C. Conhecimento Escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro:EdUERJ, 1999, p. 33 a
101
ROCKWELL, Elsie. De Huellas, bardas y veredas: una historia cotidiana de la escuela. In
ROCKWELL, Elsie (cord) La escuela cotidiana. 2a. reimpr. México, Fondo de Cultura Económica,
1997.
SCHMIDT, M.A.; GARCIA, T.M.B.; HORN, G. (org). Diálogos e perspectivas de investigação. Ijuí:
UNIJUÍ, 2008. (coleção Cultura, Escola e Ensino; volume 1)
OBSERVAÇÃO: considerando-se a diversidade de abordagens, as referências específicas de cada
núcleo temático serão avaliadas nos projetos e nas entrevistas.
As temáticas de pesquisa que a Linha de Cultura, Escola, Ensino privilegia constam no seguinte
endereço: http://www.ppge.ufpr.br/cee.htm
Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação
11 Vagas
Referências para a prova escrita
Livro: BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.) Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários
históricos. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
Capítulos de livro: REVEL, Jacques. História e Historiografia. Exercícios críticos. Curitiba: Editora da
UFPR, 2010. (Capítulos “Recursos narrativos e conhecimento histórico”; “A biografia como
problema historiográfico” e “O fardo da memória”) p. 205-264.
Artigo: VIÑAO, Antonio. Higiene, salud y educación en su perspectiva histórica. Educar em Revista.
2010, n.36, pp. 181-213.
As temáticas de pesquisa que a Linha de História e Historiografia da Educação privilegia constam
no seguinte endereço: http://www.ppge.ufpr.br/hhe.htm
Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação
13 vagas
Referências para a prova escrita
DUBET, François. O que é uma escola justa?. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.123, pp. 539-
555. ISSN 0100-1574. doi: 10.1590/S0100-15742004000300002.
FERREIRA, E. & OLIVERIA, D. A. Crise da Escola e Políticas Educativas. Belo Horizonte: Autêntica,
2009.
As temáticas de pesquisa que a Linha de Políticas e Gestão da Educação privilegia constam no
seguinte endereço: http://www.ppge.ufpr.br/pge.htm
Linha de Pesquisa Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação
09 vagas
Referências para a prova escrita
5
BRAVERMAN. H. Trabalho e capital e monopolista. A degradação do trabalho no século XX. LTC,
1994. Caps. 4, 6 e 7.
COSTA, Márcio e KOSLINSKI, Mariane Campelo. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro
na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação,
v.11, n. 3 jan/abril 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a10v11n31.pdf.
FARIA, José Henrique de. Gestão Participativa: relações de poder e de trabalho nas organizações.
São Paulo: Atlas, 2009.
FERRETI, C. (org) Novas Tecnologias, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
GOUNET, T. Fordismo e toytostimo na civilização do automóvel. Ed. Boitempo, 1999.
KUENZER, Acacia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das
políticas de inclusão. Educ. Soc., Out 2006, vol.27, no.96, p.877-910.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302006000300012&lng=pt&nrm=iso
KUENZER, A. Z. (org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6.
ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MORAES, Maria Célia Marcondes(org). Ilumisnismo às avessas: produção de conhecimento e
políticas de formação docente. Rio de janeiro: DP&A, 2003.
SILVA, Monica Ribeiro. Currículo e Competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez,
2008.
Silva, Monica Ribeiro da. Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino
médio. Cad. Pesqui., Ago 2009, vol.39, no.137, p.441-460. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
15742009000200007&lng=pt&nrm=iso
OBSERVAÇÃO: O PROJETO DE PESQUISA DO CANDIDATO AO MESTRADO DEVERÁ,
OBRIGATORIAMENTE, ESTAR RELACIONADO A UM DOS SEGUINTES TEMAS DE PESQUISA:
- Relações de poder, educação e trabalho;
- Juventude, trabalho e escolarização;
- Formação e trabalho docente;
- Educação e trabalho em perspectiva histórica
Mais informações sobre a Linha de Pesquisa em Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação
constam no seguinte endereço: http://www.ppge.ufpr.br/mmte.htm
7) ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, ELABORAÇÃO DO PROJETO DE
PESQUISA E PROVA ESCRITA.
As orientações referentes às ementas, aos objetos de investigação e aos professores credenciados
nas diferentes Áreas Temáticas e Linhas de Pesquisa estão expostas na página do programa na
internet www.ppge.ufpr.br
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8) RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado por ordem alfabética. A classificação dos candidatos é definida
pelas bancas examinadoras. As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas. As
notas finais serão disponibilizadas para consulta dos candidatos na Secretaria do Programa após o
término do processo seletivo.
9) PRAZO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Os candidatos aprovados terão o prazo máximo de 24 meses para conclusão do curso, a contar da
data da matrícula, conforme Resolução 65/09- CEPE-UFPR.
10) CANDIDATOS NÃO SELECIONADOS
Os candidatos não selecionados deverão retirar os documentos entregues no ato de inscrição, na
Secretaria da Pós-Graduação em Educação, entre 20 de dezembro de 2010 e 28 de fevereiro de
2011. Após esta data a documentação será descartada.
11) RECURSOS
Os recursos ao processo seletivo deverão ser encaminhados por escrito ao Colegiado do Programa
de Pós-graduação em um prazo de dois dias úteis após a divulgação dos resultados finais.
12) CASOS OMISSOS
As situações não previstas neste Edital serão resolvidas pelo Colegiado do Programa de Pósgraduação
em Educação, atendendo a legislação vigente.
Professor Doutor Ângelo Ricardo de Souza
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação
Curitiba, agosto de 2010

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